top of page

Apagão nacional: Qual o motivo da queda de energia em 25 estados do Brasil?

Na manhã de hoje (15), foram registradas uma série de interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversas cidades de 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. Apenas Roraima não teve problemas de energia


Imagem: Danilo Verpa/Folha


Na manhã de hoje (15), foram registradas uma série de interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversas cidades de 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. Apenas Roraima não teve problemas de energia.


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou que o evento foi uma "ação controlada". De acordo com o órgão, uma "ocorrência" às 8h31 resultou em uma "separação elétrica" no sistema interligado entre as regiões Norte e Nordeste, em relação às regiões Sul e Sudeste. As causas exatas ainda são apuradas.


O ONS confirmou anteriormente que "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil", afetando também estados do Sudeste.


Até às 12h36, o ONS informou que foram restabelecidos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, com a recomposição do Sul e Sudeste concluídas.


Os relatos de interrupções no fornecimento de energia começaram por volta das 8h30. Dados em tempo real do ONS revelaram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com uma tendência à estabilização a partir das 9h.


O Ministério de Minas e Energia informou estar mobilizado para restaurar completamente o fornecimento de energia o mais rápido possível. Adicionalmente, foi criada uma "sala de situação" para monitorar a situação e uma investigação sobre o incidente foi iniciada.


Os estados afetados foram os seguintes:

  • Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

  • Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

  • Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

  • Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

  • Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.


O incidente afetou a mobilidade em algumas regiões. Usuários do Metrô de Salvador relataram a falta de energia, o que foi confirmado pela concessionária do serviço, a CCR Metrô.


Informações do UOL

0 visualização0 comentário
bottom of page