Argentina oferece ajuda à Bahia


O Governo da Argentina, por meio do seu Ministério das Relações Exteriores, emitiu uma nota, na qual oferece à Bahia a cooperação da instituição de assistência humanitária dos Capacetes Brancos, devido às enchentes e aos desabrigados que assolam o estado brasileiro. "A Argentina disponibilizou a Comissão de Capacetes Brancos para colaborar na catástrofe da Bahia no Brasil", diz o comunicado oficial.


Além disso, o Embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, também enviou uma nota a várias entidades brasileiras oferecendo o apoio dos Capacetes Brancos, em conseqüência das inundações que atingem o estado baiano. Scioli disse que entrou em contato com a Agência Brasileira de Cooperação, o Ministério das Relações Exteriores do país e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

O consulado da Argentina em Salvador ainda informou a respeito da disponibilidade dos Capacetes Brancos ao governador da Bahia, Rui Costa e ressaltou que este grupo é preparado para atender situações de desastre e calamidade pública. São dez profissionais especializados em saneamento que estão aptos a purificar a água, desinfetar as zonas atingidas, fornecer equipamentos sanitários e prestar aconselhamento às autoridades. Os Capacetes Brancos também se encontram capacitados para fazerem serviços de logística na montagem e desmontagem de casas, proporcionarem abrigos e receber doações para garantir a sua distribuição.


O governador Rui Costa declarou que é uma tragédia gigantesca. As autoridades brasileiras também estão monitorando mais de 10 barragens que correm o risco de ruir.

Já governo federal brasileiro disponibilizou aproximadamente 19 milhões de reais a Bahia e deverão ser liberados outros recursos para recuperar as áreas afetadas e reconstruir o que foi danificado.


Fonte: Diário de Pernambuco


Foto: Isac Nóbrega/PR

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo