top of page

Bolívia tem a inflação mais baixa da América Latina

radiolatinahits

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontou nesta terça-feira (9) que a Bolívia foi a nação com a menor taxa de inflação de alimentos na região latino-americana durante 2022 com um corte no mês de setembro.

Vendedora de tomates na Bolívia (foto de Mateo Romay, Xinhua)


Segundo o relatório do organização internacional, a Bolívia apresentou uma inflação de 2,2% enquanto os outros países com este indicador mais baixo da América Latina foram o Panamá com 5% e o Equador com 7,1%.


Por sua vez, a FAO destacou que a inflação média anual dos alimentos na América Latina foi de 43,9% enquanto este índice a nível global teve um comportamento de 23%.


Os países com maior percentual de inflação nesse período foram Venezuela 110,4% e Argentina 86,6%, seguidos do Haiti com 32,8%; Colômbia 26,6%; Chile 21,9%; Costa Rica 21,8%; Nicarágua 17,1% e Honduras 16,2%.


Segundo as Nações Unidas, neste fenômeno onde há maior incidência na região latino-americana, tem especial impacto o conflito na Ucrânia, bem como as repercussões da pandemia de Covid-19.


Na semana passada, a FAO anunciou que o índice de preços dos alimentos registou uma média de 127,2 pontos em abril de 2023, o que representa mais 0,6% do que em março e 19,7% abaixo do valor do mesmo mês do ano passado.


Nesse sentido, a agência especificou que a ligeira recuperação do índice em abril “deveu-se a um forte aumento do índice de preços do açúcar, juntamente com uma recuperação do índice de preços da carne, enquanto os índices de preços de cereais, laticínios e óleos vegetais continuaram declínio.


O Índice de Preços de Alimentos da FAO é uma medida da variação mensal dos preços internacionais de uma cesta de produtos alimentícios, que integra a média de cinco grupos de produtos básicos.


Informações de Monitor Mercantil.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

SOBRE
A Latina Hits é uma rádio que transmite o melhor da música latina para o público brasileiro, durante 24h por dia, sete dias por semana.

TAGS

Música latina rádio rede radios latina salsa reggaeton pop latino vallenato bachata merengue   Latina Brasil Latina Hits românticas Brasília Distrito Federal São Paulo Recife Pernambuco Brasil adulta jovem contemporânea ritmo caribenho caribe caribenha américa do sul américa central latino

© Rádio Latina Hits Brasil
Brasília/DF

bottom of page