Bolsonaro visitará Suriname e Guiana esta semana


Crédito: AFP

O presidente Jair Bolsonaro visitará o Suriname e a Guiana nesta semana, segundo o Ministério das Relações Exteriores. O Itamaraty informa que o ex-capitão permanecerá em Paramaribo, capital do Suriname, entre 20 e 21 de janeiro. Ainda no dia 21 seguirá para Georgetown, capital da Guiana.


O último presidente a visitar ambos os países foi Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2005, ele viajou a Suriname e Guiana para encontros bilaterais e para a Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe.


Bolsonaro deve se encontrar com os presidentes do Suriname, Chan Santokhi, e da Guiana, Irfaan Ali. Membros do governo brasileiro disseram ao jornal O Globo que o objetivo é estreitar laços em diversos temas, principalmente na área de energia.


À revista Veja, autoridades do Itamaraty destacaram que Suriname e Guiana descobriram jazidas de gás e petróleo nos últimos anos , o que possibilitaria, por exemplo, a construção de um gasoduto na região – possivelmente com participação brasileira na venda de serviços e equipamentos para exportação.


Em 2018, o governo da Guiana anunciou o descobrimento de uma grande jazida de petróleo de alta qualidade no poço Ranger-1 do bloco Stabroek, a cerca de 193 quilômetros do litoral. O então presidente David Granger disse que se tratava da 6ª descoberta de petróleo desde 2015 naquele jazigo.


Também devem entrar na pauta da viagem de Bolsonaro discussões ligadas a acordos econômicos e à defesa na região de fronteira com o Brasil – em Roraima, Pará e Amapá.


Veja a reportagem completa em Carta Capital

2 visualizações0 comentário