top of page

Igreja impressionante do século 16 emerge pela 1ª vez em 60 anos após calor e seca no México

Desde a construção do reservatório, a igreja emerge parcialmente nas épocas mais quentes, mas, até então, o local só era acessível de barco. Com o templo exposto, agora os turistas têm chegado a pé ou de carro


Depois de 60 anos, o templo de Quechula, no México, emergiu das águas de uma represa

Imagem: Raul Vera / AFP via Getty Images



Uma igreja católica do século 16 emergiu das profundezas de uma represa no México devido ao calor extremo e à falta de chuvas na região, que fizeram com que os níveis de água caíssem, expondo a construção submersa desde 1966.


Chamada de Templo de Quechula, a igreja da era colonial foi construída por um frades dominicanos e está localizada na represa de Malpaso, no norte do estado de Chiapas.


Segundo o jornal El País, a seca se deve ao El Niño, fenômeno que afetou o rio Grijalva em 2015, diminuindo a precipitação na região desde então. A represa de Malpaso foi construída em um dos afluentes deste que é o segundo maior rio do país.


Desde a construção do reservatório, a igreja emerge parcialmente nas épocas mais quentes, mas, até então, o local só era acessível de barco. Com o templo exposto, agora os turistas têm chegado a pé ou de carro.


O impressionante templo tem cerca de 10 m de altura, 61 m de comprimento e 12 m de largura. A torre do sino chega a 14 m acima do solo.


Apesar de estar há quase 60 anos debaixo d'água, a estrutura ainda conserva parte de sua arquitetura original, como os arcos da fachada, desenhos ornamentais e tijolos artesanais.


O templo católico ficava na antiga rodovia do Rei, uma estrada projetada pelos conquistadores espanhóis que foi usada até o século 20.


Segundo o arquiteto Carlos Navarete, que trabalhou com o governo mexicano em um relatório sobre os vestígios da estrutura, a igreja foi abandonada devido às grandes pragas de 1773 a 1776.



Informações da Revista Casa e Jardim.


2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page