top of page

Incêndio e explosão em uma mina de ouro no Peru deixa ao menos 27 trabalhadores mortos

Um curto-circuito provocou o incêndio no túnel La Esperanza 1, uma mina que funcionava legalmente na localidade de Yanaquihua, no departamento de Arequipa



Equipe de resgate retira um dos corpos das vítimas de incêndio em uma mina de ouro no Peru Polícia Nacional Peruana / AFP


Pelo menos 27 trabalhadores morreram em uma jazida de ouro no sul do Peru em decorrência de um incêndio que desencadeou uma das piores tragédias no setor de mineração no maior produtor da América Latina. Brigadas da polícia recuperaram todos os corpos entre domingo e última segunda-feira, confirmou o prefeito de Yanaquihua, James Casquino, à rádio RPP.


Um curto-circuito provocou o incêndio no túnel La Esperanza 1, uma mina que funcionava legalmente na localidade de Yanaquihua, no departamento de Arequipa.


O incêndio, aparentemente seguido de uma explosão, teria se alastrado no sábado, mas a polícia só conseguiu confirmar o número de vítimas no domingo.


– Sabemos que houve um curto-circuito e daí uma explosão. Estamos muito consternados com tudo o que aconteceu – disse Francisco Idme Mamani, irmão de um mineiro de 51 anos que morreu no incêndio.


Os corpos dos mortos serão levados ao necrotério da cidade de Arequipa. O governo de Dina Boluarte expressou suas condolências em um tuíte.


Asfixia e queimaduras

O prefeito Casquino disse que a maioria dos trabalhadores morreu sufocada e com queimaduras. Segundo ele, o curto-circuito foi gerado pelo colapso de algumas rochas.


As vítimas teriam ficado soterradas a uma profundidade de cerca de 100 metros em linha reta, segundo a mídia local de Arequipa.


A mina afetada pelo incêndio é operada pela Minera Yanaquihua, uma empresa de médio porte que opera há 23 anos e extrai cerca de 15 mil onças de ouro por ano, segundo seu site.


A mineração é um dos motores da economia peruana, com participação de 8,3% no PIB. O Peru é o segundo maior produtor mundial de prata, cobre e zinco, e o maior produtor de ouro, zinco, estanho, chumbo e molibdênio da América Latina, segundo dados oficiais.


No ano passado, 39 pessoas morreram em eventos associados à mineração, segundo o Ministério de Minas e Energia.


Informações de O Globo.

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page