top of page

Lula chega à Belgica para cúpula da América Latina e Caribe com a UE

O encontro terá a presença de líderes representantes das 33 nações que integram a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e dos 27 países que compõem a União Europeia (UE)


Imagem: Ricardo Stuckert



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou, no domingo (16), em Bruxelas, na Bélgica, onde vai participar da cúpula Celac-UE na segunda-feira (17) e na terça-feira (18) para fortalecer relações entre os blocos.


“Será um espaço importante para aprofundarmos relações entre nossas regiões. Dias de muito trabalho pelo desenvolvimento do Brasil”, escreveu o presidente no Twitter.


O encontro terá a presença de líderes representantes das 33 nações que integram a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e dos 27 países que compõem a União Europeia (UE), totalizando 60 lideranças.


Na ocasião, devem ser discutidas questões como mudança do clima; comércio e desenvolvimento sustentável; inclusão social; recuperação econômica pós-pandemia; transição energética, transformação digital justa e inclusiva; migrações; reforma da arquitetura financeira internacional; luta contra o crime organizado; e cooperação para o desenvolvimento.


Serão abordadas ainda diferentes iniciativas e projetos de cooperação, com vistas ao fortalecimento das relações entre as regiões.


Apesar disso, o acordo de livre comércio entre o Mercosul (bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) com a UE não deverá avançar. A negociação ficou travada após os países europeus fazerem novas exigências em relação à preservação ambiental à mudança climática.


O Brasil enviou na sexta-feira (14) ao bloco regional uma sugestão de contraproposta para ser usada como resposta à UE.


Informações da CNN Brasil



1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page