Lula recebe o presidente da Argentina, Alberto Fernández


Foto: Ricardo Stuckert

Nesta segunda-feira (31), na primeira manhã depois da vitória nas urnas, o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández.


Lula mal descansou da corrida presidencial e, pouco depois das 9h, já saía de casa para cumprir a agenda do dia. Repórteres, fotógrafos e cinegrafistas do mundo todo apontavam as lentes para o presidente eleito do Brasil.


O primeiro compromisso foi uma visita do presidente da Argentina. Alberto Fernández fez questão de vir ao Brasil para cumprimentar o presidente eleito pessoalmente. Eles conversaram sobre a integração da América Latina, a consolidação da democracia em todo o continente e o respeito aos processos eleitorais. O presidente argentino também falou que deseja o melhor para o Brasil.


Lula também recebeu os cumprimentos do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica. Ele chegou ao Brasil antes da votação. Nesta segunda (31), disse que a vitória do amigo recuperou a alegria e a esperança do povo brasileiro:


Além dos cumprimentos no Brasil, Lula recebeu vários telefonemas. O presidente da França, Emmanuel Macron, postou a conversa que teve com Lula nas redes sociais:


A página oficial da Casa Branca também postou o conteúdo da ligação entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente eleito. O documento diz que os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil, e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional.


Em Washington, em resposta à correspondente Raquel Krähenbühl, Biden disse que a ligação com Lula foi muito boa e que os dois vão trabalhar juntos em temas importantes como o meio ambiente e o fortalecimento da democracia.


Lula recebeu ainda mensagens dos presidentes da Colômbia e do Chile. O presidente eleito passou a tarde toda reunido com a equipe da campanha no primeiro do andar do hotel. Segundo a assessoria, ele deve tirar alguns dias para descansar esta semana e planeja visitar alguns países antes da posse. Um deles, a Argentina.


Fonte: G1

8 visualizações0 comentário