top of page

ONU elege BH como 5ª melhor cidade para morar no Brasil: Veja o top 10

O índice não mede exatamente a qualidade de vida, mas tem indicadores atrelados a um melhor desenvolvimento humano como longevidade, educação e renda de todas as cidades brasileiras


Belo Horizonte foi listada como a quinta melhor cidade para viver — Foto: Fred Magno / O Tempo


A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um ranking das melhores cidades brasileiras para morar. O índice não mede exatamente a qualidade de vida, mas tem indicadores atrelados a um melhor desenvolvimento humano como longevidade, educação e renda de todas as cidades brasileiras. A lista considera não só o município mas também o entorno, com as regiões metropolitanas.


No levantamento realizado pela ONU, São Paulo (incluindo região metropolitana), ficou com a primeira colocação, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0.842. Seguida por Florianópolis 0.833, Curitiba, com o IDH na casa dos 0.810. Belo Horizonte (e região metropolitana) estão na quinta colocada com 0.797. Logo atrás do Rio de Janeiro, com o IDH de 0.805.


O IDH dos município vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. Os municípios que alcançaram a marca acima de 0,8 são classificadas por possuir índice "muito alto".


Confira abaixo as 10 melhores cidades e região metropolitana para morar no Brasil:

  1. São Paulo (SP);

  2. Florianópolis (SC);

  3. Curitiba (PR);

  4. Rio de Janeiro (RJ);

  5. Belo Horizonte (MG);

  6. Vitória (ES);

  7. Porto Alegre (RS);

  8. Goiânia (GO);

  9. Cuiabá (MT);

  10. Recife (PE).

A pesquisa foi divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) . Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. PNUD Brasil, Ipea e FJP, 2022.


Informações de O Tempo.



12 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page