O novo aeroporto internacional Felipe Ángeles, nos arredores da Cidade do México, será inaugurado no dia 21 de março. Com ele, vem também o desafogamento do saturado aeroporto atual, que em 2019 já havia ultrapassado seu limite projetado de 50 milhões de passageiros.
Durante a pandemia, no entanto, a queda no número de viajantes deu ao governo um tempo extra para concluir a obra, orçada em US$ 2,6 bilhões. A construção foi erguida em tempo recorde de apenas 2 anos e 10 meses e se beneficiou do terreno e pista da base aérea de Santa Lúcia, localizada a 45 quilômetros da capital mexicana.
Por ora, apenas a primeira fase do projeto será lançada, que contempla um edifício terminal. No futuro, porém, o aeroporto dobrará de tamanho e capacidade. Para a inauguração, foram selecionados oito voos nacionais, ligando as cidades de Monterrey, Guadalajara, Cancún e Tijuana, além de duas operações internacionais de carga chegadas dos Estados Unidos.
Não existe intenção de substituir por completo o atual aeroporto da capital mexicana, mas sim que os dois operem de maneira complementar.
Com informações de Aeroin
Comments