top of page

Sentidos em mais de 50 cidades, tremores em SP duraram até 15 segundos

Segundo José Roberto Barbosa, técnico em Sismologia do Centro de Sismologia da USP, os dados iniciais apontam que o epicentro dos tremores foi registrado entre Miracatu, no interior de São Paulo, e Iguape, no litoral sul


Imagem: Reprodução/USP



O Mapa de Abalos operado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrava, por volta de 11h40, mais de 50 municípios com relatos de tremores. O número aumenta à medida que novos relatos chegam à central, assim como os dados de sismógrafos instalados em todo o Brasil. Em alguns lugares, pessoas informaram que os tremores duraram até 15 segundos.


Segundo José Roberto Barbosa, técnico em Sismologia do Centro de Sismologia da USP, os dados iniciais apontam que o epicentro dos tremores foi registrado entre Miracatu, no interior de São Paulo, e Iguape, no litoral sul. “Quanto mais perto uma pessoa estiver desse epicentro, mais forte e duradoura será a vibração”, explica.


Um dos relatos, segundo Barbosa, é o de uma mulher que vive na região de Peruíbe. Ela contou que o abalo foi tão forte que seus móveis balançaram e um vaso caiu de uma prateleira. “Essa mulher afirmou que o tremor durou de 10 a 15 segundos”, disse o especialista. A queda de objetos é um dos critérios utilizados para definir o impacto de um tremor.


De acordo com o especialista da USP, o horário exato do abalo foi 8h22m05. A magnitude foi de 4.0, segundo Barbosa.


O mapa atualizado do Centro de Sismologia indica uma concentração de registros nas cidades próximas a Miracatu e Iguape, e muitas ocorrências em municípios mais distantes. Entre eles estão Capão Bonito, Itapetininga, Tatuí, Iperó, Salto de Pirapora e Sorocaba, no interior do estado, e até mesmo na região metropolitana da capital, em municípios como Osasco, Santo André, Ferraz de Vasconcelos e Taboão da Serra.


Na Cidade de São Paulo, houve relatos na Rua Peixoto Gomide, próximo à Rua Augusta, região central; no Itaim Bibi; e no Brooklin, zona sul da metrópole.


Informações do Metrópoles.



3 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page