top of page

SP recebe encontro de agências espaciais da América Latina

Evento está em sua segunda edição e é promovido pela IILA


Líderes de agências espaciais de países membros da IILA se encontrarão na cidade de São Paulo esta semana Foto: Unsplash


A cidade de São Paulo recebe nesta semana o segundo encontro de líderes das agências espaciais dos países membros da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), que acontece durante a feira SpaceBR Show 2023.


O evento dá sequência ao primeiro encontro, realizado em Roma no ano passado, com o objetivo de fortalecer a integração regional e aumentar a cooperação entre as nações integrantes da IILA.


"O fato de ter todas as agências aqui para o segundo encontro significa que a ideia é boa. É o primeiro passo para uma verdadeira integração e uma cooperação nas políticas espaciais dos governos da América Latina", disse à ANSA a secretária-geral da IILA, Antonella Cavallari.


Já o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, que também prestigiou a abertura do evento, destacou a importância de seu país para o setor aeroespacial, com cerca de 250 empresas, faturamento anual de 2 bilhões de euros e uma cadeia completa de tecnologias, produtos e serviços.


"A Itália é um parceiro de referência dos principais atores internacionais no campo espacial e aeroespacial e está entre os poucos signatários do programa Artemis [que levará astronautas de volta à Lua]", declarou Fornara.

O cônsul também lembrou que a economia espacial representa um componente cada vez mais importante da vida cotidiana. "Há várias áreas para o desenvolvimento da colaboração no campo espacial entre Itália e América Latina, como treinamento e governança espacial e sensoriamento remoto por satélite em favor do desenvolvimento sustentável", acrescentou.


O encontro ainda prevê visitas a empresas e instituições aeroespaciais em São José dos Campos (SP), principal polo do setor no Brasil, em 11 e 12 de maio.


Informações de Época.


2 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page