top of page

Após onda de calor histórica, Argentina registra neve


Foto: Turismo Neuquén/Divulgação

Uma forte massa de ar frio avança pela Argentina com temperatura baixa e neve em pontos de maior altitude. O ar frio trouxe um amanhecer de temperatura baixa em cidades da Patagônia que na semana passada experimentaram intenso calor a ponto de alguns locais da região patagônica terem registrado máximas tão altas quanto 44ºC, caso de San Antonio Oeste. De acordo com o Serviço Meteorologico Nacional (SMN), da Argentina, as mínimas registradas na terça-feira (18) foram de -0,6ºC em Paso de Indios, 0,3ºC em Esquel, 2,0ºC em Calafate, 2,1ºC em Bariloche, 3,9ºC em Maquinchao, 5,0ºC em Ushuaia e 5,6ºC em Perito Moreno.


San Antonio Oeste, província de Rio Negro, que hoje anotou mínima de 8,2ºC, teve máxima de 44,0ºC no dia 12. Benito Juarez, no Centro-Sul da província de Buenos Aires, onde a mínima nesta terça foi de 8,7ºC, bateu em 41,7ºC na sexta-feira. E Mar del Plata, principal balneário argentino na costa da província de Buenos Aires, desceu hoje a 13,6ºC após ter alcançado 42,4ºC na última sexta-feira, recorde absoluto de máxima da estação. A neve caiu ontem no Cerro Chapelco e na Ruta de los Siete Lagos. No Norte de Neuquén também houve registro de queda de neve. Em Caviahue, Copahue, Villa Pehuenia, Moquehue e alguns setores altos da cordilheira de Neuquén, houve igualmente precipitação invernal.


A massa de ar frio que traz a baixa temperatura do Centro-Sul da província de Buenos Aires não vai conseguir progredir para o Norte e o ar frio em parte deve escoar para o Atlântico e em parte dar lugar de novo a ar mais quente. Por estar entre o ar mais quente ao Norte e ar mais frio ao Sul áreas do Uruguai e da província de Buenos Aires ficam com tempo instável e risco de episódios de chuva volumosa.


Já a bolha de ar quente que cobre o Rio Grande do Sul, além do Norte e o Nordeste da Argentina, não vai sucumbir e o ar quente deve até se intensificar no estado gaúcho nesta segunda metade da semana.



4 visualizações0 comentário
bottom of page