top of page

Besouros invadem uma cidade inteira na Argentina


Crédito: Reprodução

Uma cidade da Argentina foi invadida por milhares de besouros em meio a uma onda de calor sem precedentes que atinge a região nesta semana. Os bichos danificaram telhados, entupiram ralos, encheram piscinas e pátios, causando um tremendo desconforto entre os moradores que não sabem mais como lidar com insetos.


A situação inusitada ocorreu em Santa Isabel, cidade de cerca de 2.500 habitantes, localizada no meio do deserto no oeste da província de La Pampa, na Argentina.


Conforme relatado pela mídia digital local, a invasão obrigou as autoridades a tomar medidas extremas para impedir o avanço dos besouros, ou cascarudos, como são chamados localmente.


INSETOS LEVANTAM O TELHADO DA POLÍCIA


''É incrível quantos existem. Em alguns casos, danificaram telhados de edifícios. Na delegacia levantaram a membrana do telhado e em um estabelecimento comercial, o teto, no posto de gasolina taparam os ralos'', disse o delegado de Santa Isabel, Omar Sabaidini.



Por sua vez, o vice-prefeito responsável pelo gabinete do prefeito, Cristian Echegaray, disse que decidiram desligar a iluminação pública nos próximos dias.


Localizada no cone sul, a Argentina passa pelo verão que pode ser muito quente.


As temperaturas podem chegar a mais de 40 graus Celcius, ideal para os besouros, que ficam enterrados no inverno como larvas e saem no verão, atraídos pela mudança de temperatura, umidade e luz da iluminação pública, para se reproduzir.


Segundo publicações especializadas, o nome científico desses besouros é ''diloboderus abderus'' e são conhecidos como besouro-rinoceronte. Eles são inofensivos, mas sua presença maciça pode causar problemas.


Echegaray contou que no fim de semana “você podia ver como eles estavam indo para a área urbana do campo. Eles caem em telhados como se fossem granizo, e também podem ser vistos na estrada, atingindo os para-brisas ou tetos dos carros que passam.''




4 visualizações0 comentário
bottom of page