top of page

Como os mares da Linha do Equador podem trazer energia solar ilimitada

Para viabilizá-la, a solução pode estar no mar: trata-se da instalação de painéis solares flutuantes nos locais próximos à linha do Equador. Essas estruturas seriam capazes de entregar esse tipo de energia de forma ilimitada


Imagem: Wikimedia Commons



A energia solar tem crescido como uma alternativa de energia limpa, mas nem todos os países têm acesso a ela, seja por desafios naturais ou logísticos. Para viabilizá-la, a solução pode estar no mar: trata-se da instalação de painéis solares flutuantes nos locais próximos à linha do Equador. Essas estruturas seriam capazes de entregar esse tipo de energia de forma ilimitada e segura para países que não conseguem captá-la por conta própria.


Painéis solares offshore
  • A impossibilidade de captar outros tipos de energia, como a solar ou a eólica, pode acontecer tanto por escassez dos recursos naturais quanto por critérios populacionais: locais populosos não possuem espaço para a montagem das estruturas necessárias.

  • Assim, a instalação de painéis solares flutuantes offshore surgiu como uma solução, ainda que em estágios iniciais. Trata-se de, literalmente, instalar painéis solares no mar.

  • Só as estruturas alocadas na costa da Indonésia, por exemplo, têm capacidade para gerar cerca de 350 mil terawatts-hora de energia solar. Isso é semelhante (e supera) ao que já é produzido globalmente de eletricidade, segundo uma nova pesquisa.

  • No entanto, esse tipo de instalação ainda tem suas limitações. Mares agitados ou tempestuosos não são bons lugares para implementar painéis solares, já que isso demandaria uma estrutura extra de proteção às placas.

  • O problema é que a maioria dos mares do mundo não se enquadra nos critérios necessários.

Painéis solares no mar são o segredo para contornar limitações dos países (Imagem: Fit Ztudio/Shutterstock)


Linha do Equador é a resposta

  • A Linha do Equador surge como a resposta. Se por um lado os mares calmos da localização tropical dificultam a energia eólica, beneficiam a instalação de placas solares flutuantes.

  • Sem muitos ventos, tempestades ou ondas altas, as estruturas não precisam de uma proteção extra para enfrentar a natureza.

  • Segundo um artigo do site Science Alert, os melhores lugares para a instalação desses painéis seriam regiões com ondas menores que seis metros e ventos mais fracos do que 15 m/s.

  • Alguns dos exemplos de locais propensos seriam Indonésia e África Ocidental Equatorial, locais com crescimento populacional acelerado, mas mares e lagos calmos.

Instalação em áreas estratégicas pode contornar problemas de disponibilidade de terras (Imagem: Reprodução)


Informações do Olhar Digital

2 visualizações0 comentário
bottom of page