top of page

Dia das Mães

O Dia das Mães é celebrado na América Latina com reuniões familiares acompanhadas de presentes


Imagem: Freepik.com


A América Latina refere-se ao legado do colonialismo que compõe diversos países localizados ao sul das Américas. Além de uma diversidade linguística e geográfica, do ponto de vista cultural a América Latina possui diferenças muito amplas em relação ao mundo e até entre os próprios países da região. Fato este responsável pela pluralidade de costumes, hábitos e, consequentemente, maneiras de celebrar datas especiais como o dia das mães.


A primeira grande diferença entre as celebrações do dia das mães é a data. A maioria dos países costuma comemorar em Maio, entre diversos dias. Porém, países como a Costa Rica, a Argentina e o Panamá adotaram outros meses do ano para firmar a data: 15 de agosto, terceiro domingo de outubro e 8 de dezembro, respectivamente.


Contudo, independente da data, enaltecer as mães e festejar é sempre um momento muito importante para as famílias latino americanas em todas as suas culturas.


Como é comemorado o Dia das Mães em alguns países da América Latina?

Argentina

Diferente de outros países da América Latina, os argentinos comemoram a data no terceiro domingo de outubro, coincidindo com a celebração da Maternidade de Virgem Maria. Na Argentina persiste a tradição de comprar um presente para a mãe e realizar um passeio agradável como sair para jantar em algum restaurante.


Brasil

Os brasileiros valorizam muito o dia das mães ficando apenas atrás do Natal. A data foi oficializada em 1932 pelo presidente da época, Getúlio Vargas, por influência do movimento feminista brasileiro que estava se expandindo. A chegada da celebração também foi influência dos Estados Unidos, que exaltava as mães desde o começo do século XX.

No segundo domingo de maio, é comum presentear as mães com flores, roupas, itens de perfumaria e qualquer outro agrado como forma de agradecimento ao esforço e amor que se tem com os filhos.



Dia das mães na Bolívia

Na Bolívia, celebrado em 27 de maio, o dia das mães tem cunho político. A data também celebra as mulheres que participaram da Guerra de Independência do país, especialmente na Batalha de Cochabamba. Em 27 de maio de 1812, um grupo de mulheres, lideradas por Manuela Gandarillas, foram para o combate contra o exército espanhol em defesa de seus falecidos familiares. A batalha aconteceu em na colina La Coronilla, situada na cidade de Cochabamba e, por isso, esses mulheres ficaram conhecidas como “Las Heroínas de la Coronilla”

A data é considerada tão importante quanto o Natal, mas foi oficializada como comemoração nacional apenas em 1927.


Dia das mães no México

No México o Día de la Madre é uma data para enaltecer as mães de todas as formas. Eventos especiais são realizados em escolas, igrejas e em toda cidade. O México também conta com Mariachis fazendo as famosas serenatas “Las Mañanitas”, cantadas em todo o país. Esta é considerada uma das festas mais populares, celebrada em 10 de maio. Os mexicanos costumam reunir a família na véspera para realizar uma linda homenagem, de preferência repleta de flores!

Restaurantes também são ótimos pontos de encontro para fazer deste dia um dos mais movimentados do ano na indústria hospitaleira. Além disso, missas especiais são realizadas e as crianças geralmente acordam suas mães com músicas, apresentações temáticas, cartões e presentes caseiros.


Dia das Mães no Panamá

O Panamá tornou o dia voltado à religiosidade, com práticas católicas desde 1930 graças à esposa do então presidente do país, Florencio Harmódio Arosemena. Celebrado no dia 08 de dezembro, os panamenhos honram Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a concepção de seu filho através do Espírito Santo durante o dia das mães também.

Nesta data acontecem então, além das celebrações familiares, cerimônias religiosas que remetem à mãe de Jesus.


Dia das Mães no Peru

As comemorações no Peru iniciam na semana anterior ao segundo domingo de maio, recheada de refeições e homenagens às mães. Outro fato sobre a celebração no país, é que as famílias costumam passar o dia no cemitério, limpando e decorando com flores os túmulos de parentes mulheres que já morreram. No entanto, também há muitas pessoas que saem para comer ou levam suas mães para algum lugar que elas gostem.


Visto o quão importante é o dia das mães em diversos países da América Latina, acompanhar as tradições regionais é importante para conhecer as particularidades e as riquezas culturais de cada país da América Latina.


Informações de Sherlock Communications.


4 visualizações0 comentário
bottom of page