top of page

Doodle do Google de hoje celebra habitat dos axolotes, o Lago Xochimilco

O jogo do Google coloca você para encontrar os axolotes, salamandras de água doce que entraram na lista de espécies ameaçadas em 2008. Saiba mais sobre a homenagem


Imagem: Divulgação/Google


O Lago Xochimilco, um lago natural perto da Cidade do México que é o último habitat nativo remanescente de axolotes (primos da salamandra) no mundo, está sendo homenageado pelo Google com um jogo neste sábado (20). Ao clicar no Doodle, podemos jogar um game onde embarcamos em um barco trajinera com turistas salamandras para tentar tirar uma foto de alguns dos axolotes que chamam de lar o Lago Xochimilco.


Neste dia, em 1920, o governo mexicano devolveu o lago Xochimilco aos habitantes locais, que após pertencerem ao antigo povo asteca, foi ocupada por proprietários de terras no período colonial. O Lago Xochimilco agora serve como local de lazer, atração cultural e lar de espécies raras de axolote.


O Lago Xochimilco

O lago possui centenas de plantas aquáticas diferentes, desde vegetais comuns até ervas medicinais, no solo rico em nutrientes. É também um destino popular para remo e caiaque - passear em barcos coloridos de madeira, chamados trijaneras, é um passatempo essencial no lago.


O lago Xochimilco também é atualmente o último habitat nativo remanescente na Terra para axolotes, salamandras de água doce que vivem na água em vez de na terra. Suas bocas estão permanentemente viradas para cima em um leve sorriso, e eles podem regenerar membros, brânquias e até mesmo partes de seus olhos e cérebros! Infelizmente, essas criaturas delicadas foram listadas como espécies criticamente ameaçadas em 2008.


Hoje, muitos estão trabalhando para proteger o Lago Xochimilco depois de anos de poluição, espécies invasoras, distúrbios causados ​​pelo homem e outros obstáculos que prejudicaram o ecossistema axolote. Os chinamperos (ou agricultores) locais têm restaurado ativamente suas terras com melhores fertilizantes e filtros de água para preservar essas criaturas que se tornaram parte integrante de sua identidade e modo de vida.


Informações do Techtudo.



18 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page