Entrar no Uruguai: documentos e requisitos para viajar em 2022



O Uruguai controlou com sucesso os casos de Covid-19 no início da pandemia, mas a segunda onda e suas variantes foram duras. O pequeno país teve uma das maiores taxas de mortalidade per capita do mundo nos últimos meses, embora os números estejam diminuindo. Em 1º de novembro, o Uruguai reabriu suas fronteiras para visitantes internacionais pela primeira vez desde março de 2020.


O país registrou um total de pouco menos de 400.000 casos de Covid até 2 de dezembro. Embora isso não soe tanto quanto outros países, no início de março havia apenas 60.000 casos em toda a pandemia. As mortes dispararam, de um total de 928 no final de março para 6.131 em 2 de dezembro. No entanto, tanto as infecções quanto as mortes estão diminuindo. Embora o país tenha tido uma das taxas de mortalidade per capita mais altas do mundo durante o inverno (o verão no hemisfério norte), os números de casos agora estão se estabilizando.


A pandemia deixou todos completamente atordoados quanto ao que é necessário para poder viajar. O Ano Novo está aí e as dúvidas sobre o que fazer para poder ir para outro país também. Assim, vamos repassar de maneira bastante suscinta o que você precisa saber (e fazer) para poder realizar sua visita (formal ou informal) com segurança. E muitos perguntam o que é preciso fazer para poder ir até o Uruguai. O país vizinho atualizou os requisitos para poder aceitar a entrada dos brasileiros.


Alguns benefícios foram concedidos ao processo como a reativação do esquema de isenção e devolução de IVA (equivalente ao nosso ICMS) para turistas, que vigorará até 30 de abril de 2022.


No caso de hospedagem em hotéis o IVA será isento desde que haja pagamento em dinheiro ou cartão. Para obter o benefício o interessado deve provar que está no Uruguai há menos de 60 dias por meio do carimbo do passaporte ou do papel de entrada que se recebe quando o documento apresentado para tal for o RG. A alíquota para hospedagem é de 10% e a devolução do imposto acontece para pagamento com cartão internacional, não importa qual função seja utilizada (débito, crédito ou pré-pago).


Para a locação de carros há a devolução de 22%, válido para pagamento com cartão internacional. Os especialistas recomendam, entretanto, para evitar fazer pré-pagamento de locação de carro no país, uma vez que, para o desconto aparecer, deve-se realizar a operação por meio de uma maquininha de pagamento conectada ao sistema da Receita uruguaia, o que nem sempre é possível de se verificar


Por fim vale lembrar que há requisitos para voltar ao Brasil. Deve-se fazer teste de antígeno nas últimas 24 horas de estadia antes do embarque. Aqueles que não comprovarem terem passado pelo esquema completo de vacinação deverão passar por uma quarentena de cinco dias na volta para casa.


Documentos para entrar no Uruguai em 2022:


Vacinação

Ter recebido a dose única ou as duas doses contra o vírus SARS-CoV-2 (dependendo do tipo de vacina fornecida) aprovada pelo seu país de origem, nos últimos 09 (nove) meses antes do embarque e ter cumprido os respectivos períodos de espera para conseguir uma imunidade efetiva. Deverão comprovar a vacinação e o cumprimento dos prazos referidos, através de um certificado emitido pela autoridade sanitária do seu país de origem.


Teste antes da entrada

Comprovar mediante um resultado negativo de teste de detecção do vírus SARS-CoV-2 (pela técnica de biologia molecular PCR-RT), realizado no máximo 72 (setenta e duas) horas antes do início da viagem, em um laboratório autorizado no país de origem ou de trânsito. Caso a entrada no país se faça através de uma empresa comercial de transporte de passageiros, a comprovação do teste negativo deve ser realizada antes do embarque, com a apresentação no teste no balcão da empresa correspondente. Crianças com idades inferiores a 06 (seis) anos de idade estão isentas deste teste.


Teste após a entrada

No 7º (sétimo) dia de estadia em território uruguaio, deverá ser realizado um novo teste PCR-RT, ou caso seja da escolha do cidadão deverá ser realizado um isolamento social preventivo obrigatório durante o período de 14 (catorze) dias após a entrada no país. Ficam isentos de realizar o teste e de realizar o isolamento, os menores de 6 (seis) anos de idade.


Seguro Viagem

Dispor de cobertura médica no Uruguai.


Declaração juramentada

Preencher o formulário eletrônico dentro do prazo de 48 (quarenta e oito) horas do embarque, que será considerada uma declaração juramentada, nos termos do artigo 239 do Código Penal Uruguaio. Link para emitir a Declaração: https://www.gub.uy/tramites/declaracion-jurada-ingreso-uruguay-extranjeros-inmunizados-menores.


Para crianças ou “cidadãos estrangeiros menores de idade” os requisitos são:


Teste antes da entrada

Comprovar mediante um resultado negativo de teste de detecção do vírus SARS-CoV-2 (pela técnica de biologia molecular PCR-RT), realizado no máximo 72 (setenta e duas) horas antes do início da viagem, em um laboratório autorizado no país de origem ou de trânsito. Caso a entrada no país se faça através de uma empresa comercial de transporte de passageiros, a comprovação do teste negativo deve ser realizada antes do embarque, com a apresentação no teste no balcão da empresa correspondente. Crianças com idades inferiores a 06 (seis) anos de idade estão isentas deste teste.


E mais os itens Seguro Viagem e Declaração Juramentada, exatamente como descritos para os adultos anteriormente.


As medidas a seguir devem ser realizadas ao se chegar ao destino:


Submeter-se ao controle de temperatura no momento de entrada ao país.


Usar máscara facial de forma adequada (cobrindo a boca, nariz e queixo) quando haja oportunidades em que possa haver contato, e quando haja uma distância menor a dois metros de outras pessoas.


Cumprir as medidas de prevenção do contágio que a autoridade sanitária uruguaia determinar.


Após o aparecimento de sintomas compatíveis com a doença SARS-CoV-2, deverá ser realizada uma consulta médica imediata e comunicar a sua condição de viajante.


Lembrando ainda que os destinos mais procurados como Montevidéu e Punta Del Este podem exigir itens extras pore conta da alta quantidade de pessoas que querem chegar até lá. Espera-se que em breve a situação esteja mais normalizada, mas até lá a dica e prestar atenção frequentemente ao site oficial do governo uruguaio e acompanhar as atualizações que serão publicadas por lá.


Fonte: Guia Viajar Melhor Foto: Flickr

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo