top of page

Música de Bad Bunny ativa neurotransmisores do prazer, revela estudo

Estudo indica que sons urbanos do artista caribenho estimulam dopamina, serotonina e oxitocina no cérebro, gerando sensações de prazer, euforia e pertencimento

Uma pesquisa apresentada pelo Colegio de Químicos de Puerto Rico (CQPR), divulgada no fim de junho, analisa os efeitos da música de Bad Bunny no cérebro humano. O estudo conclui que seus ritmos urbanos podem estimular a liberação de neurotransmisores como dopamina, serotonina e oxitocina, responsáveis por sensações agradáveis, bem-estar, euforia e sensação de pertencimento entre as pessoas.


De acordo com María Santiago Reyes, ex-presidente do CQPR, “a gente não só dança, também se conecta bioquimicamente” durante os shows do artista. O fenômeno musical, segundo o estudo, também pode servir de porta de entrada para debates sobre saúde mental coletiva, sustentabilidade e uso de energia limpa em eventos de grande porte.


A análise foi apresentada como prelúdio à residência artística de Bad Bunny, “No Me Quiero Ir De Aquí”, com 30 shows programados no Coliseo de Puerto Rico entre 11 de julho e 14 de setembro de 2025.


O estudo também destaca o impacto ambiental de grandes eventos musicais — entre eles, alta geração de resíduos, emissões de carbono e elevado consumo energético — enfatizando a importância de medidas sustentáveis, como energia solar, uso de baterias de lítio, reciclagem ativa e transportes alternativos.


O Congresso PRCHEM 2025 (30 de julho a 2 de agosto), em San Juan, apresentará esse trabalho, entre outros focados na convergência entre música, saúde pública e tecnologia ambiental. Seu presidente, José A. Pérez, afirma que “se uma canção pode mover multidões, a ciência pode orientar seus passos”.


Por que isso é importante para quem ama música latina:

  • Mostra que o que sentimos nos shows vai além da pista: são reações hormonais reais que reforçam emoções de união e alegria.

  • Revela que eventos culturais podem ser também laboratórios de conscientização ambiental e saúde mental coletiva.

  • Aproxima a cultura pop e a ciência, tornando essas discussões parte do cotidiano — com música de Bad Bunny como trilha sonora.


Com informações da CNN en Español.

Kommentare


SOBRE
A Latina Hits é uma rádio que transmite o melhor da música latina para o público brasileiro, durante 24h por dia, sete dias por semana.

© Rádio Latina Hits do Brasil
Brasília/DF

TAGS
Música latina rádio rede radios latina salsa reggaeton pop latino vallenato bachata merengue   Latina Brasil Latina Hits românticas Brasília Distrito Federal São Paulo Recife Pernambuco Brasil adulta jovem contemporânea ritmo caribenho caribe caribenha américa do sul américa central latino

LOGO_LATINA_HITS_ALTA.png
bottom of page