top of page

Onda de calor atinge novo recorde na Argentina e Paraguai


A temperatura no Aeroporto Internacional de Buenos Aires Ministro Pistarini, em Ezeiza, na região metropolitana da capital argentina, atingiu ontem 41,0ºC. Trata-se da primeira vez em 22 anos em que a estação do Seviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina registra 40ºC em Ezeiza. A última vez que os termômetros tinham marcado 40ºC em Ezeiza foi em 26 de dezembro de 1999. De acordo com o meteorologista Nacho Lopez Amorim, do SMN, a marca é um recorde para dezembro, mas não absoluto, uma vez que em janeiro de 1980 Ezeiza anotou 41,2ºC.


Na cidade de Buenos Aires, no observatório central de Villa Ortúzar, a máxima da quarta-feira foi de 37,2ºC, a mais alta na capital argentina desde 10 de dezembro de 2019. Foram oito horas seguidas acima de 35ºC no observatório que é a estação de referência histórica de Buenos Aires. No Aeroparque Jorge Newbery, o aeroporto doméstico da cidade, fez apenas 33,4ºC. A temperatura se eleva menos no local em razão da sua localização junto ao Rio da Prata. O calor foi muito intenso em muitas outras cidades do Centro e do Nordeste da Argentina. Os termômetros indicaram 39,2ºC em Rosario, 39,0ºC em Posadas e 38,5ºC em Córdoba. Fez calor muito intenso até na Patagônia com 39,7ºC em Viedma (província de Rio Negro) e 37,7ºC em Trelew (província de Chubut).


As maiores marcas na Argentina durante a quarta-feira se deram em Rivadavia com 41,6ºC, Las Lomitas com 41,0ºC, Santiago del Estero com 40,7ºC, Ituzaingó (Corrientes) com 40,5ºC, Junin com 40,2ºC e Termas de Río Hondo com 40,0ºC.


No Paraguai, de acordo com a DHM, a máxima chegou a 41,8ºC em Pozo Colorado. Em onze estações foram quebrados recordes diários de calor (Paraguai adota o modelo americano de recordes também pelo dia). Em Coronel Oviedo, a máxima foi a mais alta para um dia 29 de dezembro desde 1975. O calor não vai dar trégua e tende a piorar no Nordeste da Argentina enquanto na região de Buenos Aires cede a partir de hoje. Máximas de 43ºC a 45ºC são possíveis em pontos do Norte e do Nordeste da Argentina, além do Paraguai, nesta sexta-feira e durante o fim de semana.


O domingo, em especial, pode ter marcas extremas no Paraguai. Entre as estações que tiveram o 29 de dezembro mais quente já observado está a da capital Assunção que registrou 39,6ºC, batendo o recorde diário anterior de 37,7ºC de 29 de dezembro de 2002. Novos recordes diários podem cair na capital paraguaia com tendência de máximas de 40ºC a 42ºC até o domingo.


Fonte: Metsul



5 visualizações0 comentário

SOBRE
A Latina Hits é uma rádio que transmite o melhor da música latina para o público brasileiro, durante 24h por dia, sete dias por semana.

TAGS

Música latina rádio rede radios latina salsa reggaeton pop latino vallenato bachata merengue   Latina Brasil Latina Hits românticas Brasília Distrito Federal São Paulo Recife Pernambuco Brasil adulta jovem contemporânea ritmo caribenho caribe caribenha américa do sul américa central latino

© Rádio Latina Hits Brasil
Brasília/DF

bottom of page