top of page

Paraguai confirma casos de gripe aviária

Instituição responsável estabeleceu barreiras sanitárias para controlar os movimentos de aves vivas, além de postos de desinfecção e equipes de rastreios epidemiológicos

Foto: Reuters/ Mariana Nedelcu

Casos de gripe aviária foram detectados em aves domésticas em duas localidades do Paraguai, cerca de 550 km a noroeste de Assunção, informou, neste sábado (20), o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa). A enfermidade foi encontrada em galinhas das localidades de Mariscal Estigarribia e Neuland, em colônias menonitas de criação de animais.


A suspeita mais forte é que o contágio tenha ocorrido por meio do contato indireto com aves migratórias com a intermediação de aves silvestres nativas. "Foram adotadas medidas sanitárias específicas e o sistema de emergência sanitária animal [Sinaesa] foi acionado, além da vigilância sanitária na região", diz uma nota oficial. "Será realizado o sacrifício das aves para eliminar a fonte de infecção", detalhou o Senacsa.


A instituição responsável estabeleceu barreiras sanitárias para controlar os movimentos de aves vivas, além de postos de desinfecção e equipes de rastreios epidemiológicos.


"A detecção deu-se de forma precoce em uma área geográfica onde a comercialização é nula", disse aos jornalistas Carlos Ramírez, diretor de Epidemiologia do Senacsa. "A origem da doença corresponde a aves migratórias regionais", revelou. A doença vem expandindo-se na América Latina nos últimos meses e provocou alertas fitossanitários.


O contato com aves doentes pode afetar os humanos, provocando sintomas como febre, tosse e diarreia, entre outros. O funcionário anunciou o envio de brigadas de equipes veterinárias às localidades afetadas para os trabalhos de sacrifício dos animais e contenção para evitar a propagação.


O boletim assinalou que, no caso da cidade de Mariscal Estigarribia, a população total é de 44 aves: 17 morreram, 19 estão saudáveis e oito apresentavam sintomas. "Em Neuland, o estabelecimento afetado possui um total de 60, com 11 aves mortas e 48 saudáveis", explica a nota. Ramírez disse que a doença está ligada a aves migratórias.


O Paraguai conta com duas linhagens de aves migratórias que passam por essas localidades. "Essas aves pousam nos espelhos d'água e deixam o vírus, que é transmitido às aves nativas, que, por sua vez, compartilham o mesmo espaço com as aves domésticas e podem transmitir a doença às mesmas", detalhou o especialista.


© Agence France-.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

SOBRE
A Latina Hits é uma rádio que transmite o melhor da música latina para o público brasileiro, durante 24h por dia, sete dias por semana.

© Rádio Latina Hits do Brasil
Brasília/DF

TAGS
Música latina rádio rede radios latina salsa reggaeton pop latino vallenato bachata merengue   Latina Brasil Latina Hits românticas Brasília Distrito Federal São Paulo Recife Pernambuco Brasil adulta jovem contemporânea ritmo caribenho caribe caribenha américa do sul américa central latino

LOGO_LATINA_HITS_ALTA.png
bottom of page