top of page

Ondas causadas por erupção em Tonga matam duas pessoas no Peru


Crédito: Reprodução

Duas mulheres morreram afogadas no norte do Peru após ondas grandes que resultaram na erupção de um vulcão submarino em Tonga, informaram as autoridades locais neste domingo (16).


Alertas de tsunamis foram emitidos em diversos países do Pacífico, incluindo Peru, Estados Unidos, Chile e Japão, no sábado (15).


As mortes aconteceram na praia de Naylamp, na região de Lambayeque. Desde sábado (15) mais de 20 portos no Peru foram totalmente fechados.


"Lamentamos a morte de duas pessoas, encontradas por membros da polícia de San Martin na praia de Naylamp, quando as ondas estavam anormais", escreveram em nota as autoridades peruanas, que reforçaram que a praia havia sido declarada como "imprópria para banhistas".


O Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) informou que, como resultado da erupção vulcânica, foram produzidas fortes ondas na costa do departamento de Ica.


Em Tonga, a força da água causou danos significativos mas ainda não há informações sobre mortos e feridos.


O arquipélago de Tonga fica em uma zona de grande atividade sísmica, o denominado "Círculo de Fogo do Pacífico", devido ao encontro de placas tectônicas.


6 visualizações0 comentário
bottom of page