top of page

Porto Rico vive nova explosão de casos de Covid


Há apenas duas semanas, Porto Rico tinha uma taxa de positividade do teste COVID-19 de 2% - a mais baixa de todos os tempos, de acordo com o Departamento de Saúde da ilha.


Nesta segunda-feira(2), essa taxa (um indicador da disseminação da comunidade) saltou para 33%, um aumento explosivo que acompanha o surgimento da variante ômicron altamente contagiosa e gerou preocupações entre a comunidade científica e autoridades de saúde na ilha.


“Este não é o momento para ficarmos juntos”, disse o secretário de Saúde de Porto Rico, Carlos Mellado, em uma coletiva de imprensa antes dos encontros de fim de ano.


O rápido aumento de casos ocorre depois que vários eventos, concertos e festividades de feriado foram realizados na ilha. Muitos desses eventos exigiram comprovante de vacinação para poder comparecer.


“O que aconteceu foi uma tempestade perfeita”, disse o presidente da Coalizão Científica de Porto Rico, Daniel Colón-Ramos. “Não esperávamos que acontecesse tão rápido.”


A ilha também registrou um aumento nas hospitalizações.


“Os casos de hospitalização aumentaram consideravelmente em apenas dois dias”, acrescentou o secretário Mellado em entrevista coletiva.


De acordo com o painel dos departamentos de saúde, as hospitalizações atuais são superiores a 400 e o número total de mortes é de 3.310.


O aumento de casos COVID-19 em Porto Rico está no mesmo nível do resto dos Estados Unidos. Outras jurisdições dos EUA como Nova York, Flórida, Nova Jersey e Washington DC também relataram um aumento nos casos nas últimas semanas.


A taxa de vacinação da ilha é de 80%, uma das mais altas dos EUA, mas 26,8% receberam injeções de reforço - um fator-chave no combate à variante ômicron. Em outros estados, como Nova York, as autoridades de saúde também estão tentando encorajar os cidadãos a tomar a vacina de reforço o mais rápido possível.


A variante ômicron em Porto Rico já responde por 92% dos casos COVID-19, de acordo com o Departamento de Saúde da ilha.


Depois que os casos começaram a aumentar, o governador de Porto Rico implementou novas restrições, incluindo a limitação da capacidade em restaurantes, bares e teatros, exigindo que os viajantes domésticos fizessem um teste negativo em 48 horas e exigindo que os viajantes internacionais comprovassem o teste negativo 24 horas antes da chegada, mesmo que a pessoa tivesse sido totalmente vacinado. A exigência da máscara na ilha, implementada desde o início da pandemia, continua em vigor.


O governo anunciou recentemente que as doses de reforço seriam necessárias para socorristas, funcionários de restaurantes e funcionários públicos que trabalham no sistema educacional.


De acordo com a cientista Mónica Feliú-Mójer, da organização Ciencia PR, que tem como foco a educação científica na ilha, o aumento de casos relatados em Porto Rico, um aumento tão rápido de casos pode ser atribuído a vários fatores, incluindo o comportamento das pessoas.


A combinação de eventos massivos, a temporada de férias e uma variante altamente transmissível provocou o aumento na taxa de positividade na ilha, dizem os especialistas.


“As férias são culturalmente muito, muito importantes e todos pensaram que seria um Natal diferente. As pessoas estavam ansiosas para se reunir ”, disse Feliú-Mójer à ABC News.


O sistema de saúde de Porto Rico ainda está se recuperando do impacto do furacão Maria, dos terremotos de 2020 e da depressão econômica em curso. Alguns municípios ainda não possuem clínicas funcionais.


Fonte: ABC News

Foto: Flickr

1 visualização0 comentário
bottom of page