Salsa, reggaeton, merengue, bachata... Saiba a diferença entre os ritmos latinos


Foto: Instagram @corazonsalsero

A variedade e a diversidade de ritmos latinos é incrível. E isso porque estamos falando basicamente dos gêneros que estão presentes na maioria dos países de cultura latina. Sem falar em ritmos mais regionais, como o vallenato, na Colombia, o mariachi, no México, o tango na Argentina e os ritmos brasileiros, como o samba, axé, forró, sertanejo, carimbó, frevo e muito mais (sim o Brasil é um país latino e por isso, a nossa música também deve ser considerada latina). Mas afinal, você sabe diferenciar esses ritmos latinos?


A Rádio Latina Hits promove uma verdadeira integração da cultura latina e toca a maioria desses gêneros, durante as 24 horas da programação. Abaixo, nós separamos algumas descrições com exemplos de cada ritmo latino, para você aprender a diferenciá-los.


Salsa


Salsa é uma mescla de ritmos musicais tais como o son montuno, o mambo, cha-cha-chá e a rumba cubana. Recebeu, ainda, influências do merengue (da República Dominicana), do Calipso de Trinidad e Tobago, da cúmbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança correspondente ao estilo musical é caracterizada pelo compasso quaternário.


Em castelhano salsa significa "tempero" e a adoção do nome transmite a ideia de uma música com "sabor". Foi a banda La Sonora Matancera, quando saiu de Cuba durante a Revolução Cubana e se instalou no México, que criou o nome salsa. O movimento que originou este novo estilo de música latino-americana começou em Nova York, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando a criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano.


Reggaeton


O reggaeton é um estilo musical que tem suas raízes na música latina, caribenha e europeia. Seu som deriva do ritmo reggae em espanhol do Panamá, influenciado pelo hip hop, pela salsa e pela música eletrônica. Esse gênero musical surgiu no Panamá, tirado do estilo eletrônico e logo se popularizou em Porto Rico, Espanha e se espalhou pelo mundo. A maioria das músicas contém letras com conteúdo sexual, porém, existem temas pop, românticos, urbanos contando a realidade das ruas, das drogas e, claro, sobre festas e ostentação.


Merengue


O merengue é um tipo de música e dança na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. É bastante popular em vários países latinos tais como Porto Rico, Cuba, Panamá, México, Honduras, Guatemala, Equador, São Tomé e Príncipe, Venezuela e é a dança nacional dominicana. É também largamente conhecido em Angola já que a sua origem é africana e foi levado pelos escravos da África Austral (Angola)[1] para os novos territórios das Américas. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados, com vocalistas divertidos. Ao nível coreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.


Bachata


A Bachata (pronuncia-se "Batcháta") é um ritmo musical e uma dança originada da República Dominicana na década de 1960. Considera-se um híbrido do bolero (sobre tudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo o chá-chá-chá e o tango. O chamado bolero ritmo latino-americano, nos anos 1930 até aos anos 1950 faziam as delicias do povo dominicano, e, com esta influência, nasceu a bachata nos finais da década de 1950, no entanto, apenas nos anos 1980 teve o seu reconhecimento e foi lançada mundialmente a fim de aumentar o turismo na ilha.


Cúmbia


Cúmbia é a música típica nacional da Colômbia. De início, surgiu na região norte do país, na zona rural e somente depois chegou às grandes cidades. O ritmo se disseminou por todos ou quase todos os países falantes do castelhano na América Latina e, atualmente, é considerado um dos ritmos musicais mais populares na Argentina e no México.


Vallenato


Vallenato, juntamente com cúmbia, é uma gênero musical autóctone popular da Colômbia. Ele se concentra principalmente na região caribenha da Colômbia, mais precisamente ao sul de Guajira, norte de Cesar e oriente de Magdalena. Vallenato significa literalmente "nascido no vale". O vale que influencia este nome está localizado entre a Serra Nevada de Santa Marta e a Serrania de Perijá no nordeste da Colômbia. O nome também se aplica às pessoas da cidade de origem deste gênero, Valledupar — capital do departamento de Cesar.


Mariachi


Mariachi é um gênero musical popular do México[1] e, simultaneamente, um termo de origem incerta que se aplica aos grupos musicais que performam este gênero. Originado no estado de Jalisco, no leste do México, mais precisamente numa vila rural de nome Cocula, o Mariachi floresceu entre os peões - lavradores e nativos - como música popular, incorporando ritmos e harmonia provenientes da Europa e dos astecas.


Tango


O tango é um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".


O tango foi integrado pela UNESCO na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2009, sendo associado aos estados-membros Argentina e Uruguai.




354 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo