top of page

UFRGS permanece no TOP 10 da América Latina no ranking CWUR

Nos dados nacionais, a UFRGS é a quinta melhor universidade brasileira, sendo também a segunda entre as federais. São avaliadas 2 mil instituições no mundo inteiro


Imagem: Gustavo Diehl/ UFRGS Arquivo


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) figura novamente entre as dez melhores instituições de ensino superior da América Latina, segundo o Center for World University Ranking (CWUR) na sua edição de 2023. A UFRGS é novamente a nona instituição quando consideradas apenas as universidades da América Latina, sendo também a quinta brasileira na lista e a segunda universidade federal mais bem posicionada. Na classificação geral, a UFRGS figura na 467ª posição (um pouco abaixo do ano anterior, em que teve o 461º lugar), de um total de 2 mil universidades avaliadas em 95 países, o que corresponde a estar entre as 24% melhores do mundo.


As dez melhores instituições latino-americanas na lista são:

  1. Universidade de São Paulo (109ª posição global);

  2. Universidade Nacional Autônoma do México (276ª);

  3. Universidade de Campinas (344ª);

  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (376ª);

  5. Universidade de Buenos Aires (382ª);

  6. Pontifícia Universidade Católica do Chile (390ª);

  7. Universidade Estadual de São Paulo (424ª);

  8. Universidade do Chile (438ª);

  9. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (467ª);

  10. Universidade Federal de Minas Gerais (503ª).


O CWUR é considerado o maior ranking acadêmico de universidades globais, diante do número de instituições avaliadas. As seis primeiras classificadas são as mesmas da edição anterior: Harvard University (EUA), Massachusetts Institute of Technology (EUA), Stanford University (EUA), University of Cambridge (GBR), University of Oxford (GBR) e Princeton University (EUA). As demais integrantes do TOP 10 Global são: University of Chicago (EUA), Columbia University (EUA), University of Pennsylvania (EUA) e Yale University (EUA).


Avaliação Institucional

Segundo a secretária de Avaliação Institucional Soraya Tanure, a UFRGS recebe com muita alegria os resultados do CWUR, considerado o maior ranking acadêmico do mundo (em número de universidades avaliadas).


“Permanecemos com destaque na qualidade do corpo docente e da pesquisa produzida pela Universidade. Precisamos avançar no índice de empregabilidade dos alunos. Porém isso não significa que os egressos da UFRGS não estejam empregados ou que não ocupem posições de destaque no mercado, mas precisamos aprimorar os registros dessas informações e fortalecer a política de acompanhamento de ex-alunos”, pontuou.


Soraya Tanure acrescenta: “Acredito que as ações relacionadas à aproximação da UFRGS com a sociedade civil, que foram desenvolvidas nos últimos anos, renderão frutos nas próximas edições do ranking, e, desta forma, reforçaremos o papel social da UFRGS de contribuir para a sociedade, seja por meio da formação de recursos humanos ou de pesquisas aplicadas às demandas da comunidade externa”. Esses e outros dados são atualizados pela Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) e podem ser conferidos no Painel da Qualidade da UFRGS.


Como funciona o CWUR

O CWUR é um ranking privado desenvolvido por uma empresa sediada nos Emirados Árabes Unidos, que fornece consultoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria para governos e universidades a fim de melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.


Ao todo, são quatro áreas para classificar as universidades do mundo: Qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que conquistaram importantes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da instituição (25%); Emprego de ex-alunos, mensurado pelo número de ex-alunos que ocuparam cargos executivos nas maiores empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade (25%); Qualidade do corpo docente, estimada pelo número de membros do corpo docente que ganharam grandes distinções acadêmicas (10%); Desempenho em pesquisa, somando 40% do total.


A área desempenho em pesquisa engloba quatro subgrupos: resultados de pesquisa, calculados pelo número total de artigos de pesquisa (10%); publicações de alta qualidade, aferidas conforme o número de artigos de pesquisa que aparecem em revistas de primeira linha (10%); influência, avaliada pelo número de artigos científicos que aparecem em revistas altamente influentes (10%); e, citações, determinadas pelo número de artigos científicos altamente citados (10%).



Informações de UFRGS.



1 visualização0 comentário
bottom of page