Xiomara Castro é empossada como nova presidente de Honduras


Xiomara Castro é a nova presidente de Honduras. Foto: Reprodução

A esquerdista Xiomara Castro (62 anos) tomou posse nesta quinta-feira (27) como a primeira mulher presidente de Honduras. Em seu primeiro discurso ela assegurou que os esforços de sua gestão até 2026 estarão concentrados em "educação, saúde, segurança e emprego".


Xiomara disse que recebe o país "na bancarrota". A dívida pública de Honduras chega a 17 bilhões de dólares, dos quais US$ 11 bilhões são compromissos internacionais. A nova presidente foi empossada perante a juíza Carla Romero, acompanhada de Luis Redondo, presidente do Congresso reconhecido pela chefe de Estado, após uma crise parlamentar. O congressista colocou nela a faixa presidencial diante de 29.000 pessoas.


A posse da presidente de Honduras contou com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris. Além delas, a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o rei da Espanha, Felipe 6º, prestigiaram o evento.


Xiopara é mulher do ex-presidente Manuel Zelaya, que governou a nação de 2006 a 2009, quando foi destituído. Sua posse marca a volta da esquerda ao país. Castro é filiada ao Partido Libre.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo