top of page

Ciclone extratropical continua sobre o RS e deve manter chuva e ventos fortes; veja previsão

De acordo com a Climatempo, o ciclone extratropical deve se aprofundar em todo o litoral da Região Sul do Brasil, originando uma nova frente fria


Ciclone extratropical que passa pelo RS causou transtornos em diversas cidades, como Porto Alegre

Imagem: Reprodução



O ciclone extratropical que causa transtorno em cidades do Rio Grande do Sul desde a noite de quinta-feira (15) deve se manter sobre o estado nesta sexta (16), causando ainda mais chuva e rajadas de vento nas regiões Central, Norte e Leste do RS e no Centro-Sudeste de Santa Catarina, principalmente na primeira metade do dia.


De acordo com a Climatempo, o ciclone extratropical deve se aprofundar em todo o litoral da Região Sul do Brasil, originando uma nova frente fria, que resultará em chuvas intensas e volumosas e rajadas de vento forte em todo o RS e SC.


Os volumes de chuva podem ultrapassar 150 mm, o que causa risco de inundações e deslizamentos de terra, inclusive na Região Metropolitana de Porto Alegre e nas serras e nos litorais do RS e de SC. As rajadas de vento podem atingir 100km/h nos dois estados, principalmente nas regiões Central e Leste, onde a circulação do ciclone extratropical é mais intensa.


Fim de semana

No sábado (17), a Climatempo indica que o tempo deve ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul. No Nordeste, no Litoral e em alguns pontos da Serra, no entanto, ainda deve chover durante o dia, mas de forma menos intensa do que nos dias anteriores. Nas mesmas áreas, também deve haver vento com cerca de 60 km/h de velocidade.


Na maior parte do estado, o tempo deve se manter firme, sem chuva forte, mas com nebulosidade, principalmente na manhã e na tarde.


Já no domingo (18), uma massa de ar de origem polar, que é fria e seca, deve avançar pelo estado, causando geada ampla no RS, e também sobre Santa Catarina e o sul do Paraná. O dia deve ter tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, com geada da Campanha à Serra e ao Norte do estado, sempre com temperaturas baixas. Em algumas cidades, os termômetros devem ficar abaixo dos 4°C no início do dia.


A chuva pode voltar a algumas cidades na segunda-feira (19), principalmente na metade sul do RS a partir do meio-dia. A chuva nas regiões Leste e Norte deve ocorrer entre segunda e quarta-feira (22).


A Climatempo ainda indica que entre os dias 25 e 29 de junho pode haver mais temporais no Rio Grande do Sul, com possibilidade de acumulados elevados, causados por mais duas frentes frias que passam pelo sul do país.


Informações do G1.

1 visualização0 comentário
bottom of page