top of page

Embaixada do Brasil em Kiev pede a brasileiros que deixem Ucrânia se puderem


Foto: Reprodução

A embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, divulgou uma nota na manhã de quinta-feira (24/2) com novas instruções para os cidadãos brasileiros que vivem no país do Leste Europeu, após a invasão da Rússia e o registro de ataques militares em várias localidades.


No texto, os representantes brasileiros dizem que, "após uma série de ataques a alvos militares e estratégicos por todo o país, a situação na maior parte das regiões ucranianas é no momento relativamente estável".


A embaixada ainda recomenda que "brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local".


Anteriormente, a embaixada apenas orientava que fossem evitadas as províncias ucranianas de Donetsk e Luhansk, que tiveram sua independência reconhecida pela Rússia em 21 de fevereiro.


Para aqueles que estão na cidade de Kiev, a recomendação mais atualizada é seguir as diretrizes das autoridades ucranianas. O recado principal é não sair de casa, em razão dos grandes engarrafamentos nas estradas registrados nas últimas horas.


Já para aqueles indivíduos que estão na porção leste da Ucrânia e não podem viajar por meios próprios ou com segurança, a orientação é ir até Kiev e contatar a embaixada brasileira assim que possível no telefone +380 50 384 5484.


Por fim, a embaixada diz que os brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro devem "procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet".


A BBC News Brasil tentou contato direto com a embaixada do Brasil em Kiev, mas não recebeu respostas até a publicação desta reportagem.


7 visualizações0 comentário
bottom of page