top of page

San Valentín: países latinos comemoram hoje o dia dos namorados


Foto: Reprodução

No dia 14 de fevereiro, para a grande maioria dos países latinos, é comemorado o dia de San Valentín, ou o "Dia do Amor". É o equivalente ao nosso dia dos namorados aqui no Brasil, em 12 de junho. Nesta data os casais apaixonados se presenteiam, postam fotos juntos nas redes sociais, saem para passeios a dois e aproveitam para declarar o que sentem um pelo outro.


E quem foi San Valentín?


A verdade é que ainda não há um consenso sobre o santo casamenteiro. Há quem diga que ele sequer existiu.


Uma das hipóteses é que quando era imperador romano, Marco Aurélio Cláudio (214-270) decidiu proibir o casamento dos soldados: entendia que um guerreiro sem laços familiares era mais corajoso, porque tinha menos medo de arriscar a vida.


Conta-se que um bispo chamado Valentin, que acreditava no amor, continuou a celebrar os laços matrimoniais entre soldados, desrespeitando assim o decreto imperial.


Há também relatos de um religioso chamado Valentín que distribuiu rosas nas ruas. E histórias que dizem que houve um Valentim que cortou corações de pergaminho e os deu aos soldados , para que eles pudessem olhar para aqueles cartões e lembrar de seus entes queridos.


Ou ainda a história de que um padre Valentim contradisse os planos de parentes influentes e, reconhecendo que havia um sentimento genuíno, concordou em formalizar a união entre um jovem cristão e sua namorada pagã.

190 visualizações0 comentário
bottom of page